segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

FERBASA




Fundada em 23 de fevereiro de 1961 pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, a FERBASA iniciou suas atividades no município de Campo Formoso/Ba, no ramo de mineração, com o objetivo de produzir minério de cromo para o abastecimento da indústria nacional. Em 21 de julho de 1963, entrou em operação o parque industrial metalúrgico da FERBASA, na cidade de Pojuca/Ba, com o objetivo de produzir ferro-cromo, destinado ao abastecimento da indústria siderúrgica. Esse insumo é imprescindível para a produção de aços especiais, consistindo na principal matéria prima utilizada na fabricação do aço inoxidável, representando de 15 a 18% na sua composição. A fábrica em Pojuca foi inaugurada com capacidade instalada de 7,50 MVA, para produzir ferro cromo alto carbono e outros tipos de ligas. Atualmente, a capacidade instalada é de aproximadamente 239 MVA, para produzir as ligas de ferro cromo alto carbono, ferro cromo baixo carbono, ferro sílico cromo, ferro silício 75% e o ferro silício especial, também denominado de ferro silício alta pureza, que possui baixo teor de elementos nocivos aos aços e é empregado na fabricação do aço silicioso. Esse produto é utilizado na composição do núcleo de motores de equipamentos elétricos, visando melhorar o rendimento e torná-los mais silenciosos. É essa liga que está proporcionando uma verdadeira revolução na indústria automobilística, como na produção do carro híbrido, dotado de motor elétrico que permite uma redução de 60% no consumo de combustível. A FERBASA está entre as 500 maiores empresas do Brasil e as 20 maiores do Estado da Bahia. O seu faturamento anual gira em torno de US$ 200 milhões de dólares. Desde a sua fundação, a FERBASA exerce papel decisivo no desenvolvimento econômico e social nas regiões onde está instalada, sendo, em grande parte, responsável pelo crescimento das economias locais e do Estado da Bahia. Visando manter a satisfação dos clientes, a empresa tem investido na tecnologia e na modernização do seu parque industrial, de forma a aprimorar a qualidade dos produtos e processos, resultando na implantação de um sistema de gestão da qualidade, com base na norma ISO 9002, desde fevereiro de 1995 e com revalidação do certificado para a norma ISO 9001:2000 em maio de 2003, concedida pela ABS Quality Evaluations.



Atuação da FERBASA no município de Maracás-BA



Foi realizada no dia 15/07/08, na sede do Consórcio, em Salvador, uma reunião para discutir o Projeto de Reflorestamento proposto pela FERBASA nos municípios de Maracás e Planaltino. Participaram da reunião o representante da FERBASA (CIA FERRO LIGAS DA BAHIA), Marcelo de Miranda, os vereadores de Maracás, Armando de São Paulo Junior, Gilmar Rocha e Landulfo Soares, e os Secretários de Obras e de Produção do município, Fabio Penna e Júlio César Rodrigues, respectivamente. Completaram a mesa a equipe técnica do Consórcio, a Diretora Executiva, Vera Lyra, Antonio Cunha e Jemisson Matos. Na abertura da reunião, a Diretora Vera Lyra esclareceu sobre o papel do Consórcio, como entidade regional que subsidia tecnicamente as decisões municipais, trazendo sempre a perspectiva do planejamento regional integrado e sustentável.O projeto visa adquirir imóveis rurais da região – escolhidos em virtude das características climáticas e do solo, localização e uso do solo – para o plantio de florestas de produção (eucalipto) que serão, no futuro, utilizadas como carvão vegetal no abastecimento das indústrias siderúrgicas da FERBASA – que vêem sendo ampliadas em virtude do crescimento das atividades econômicas – nacional e internacional. Na reunião, o projeto foi apresentado à equipe do Consórcio e discutido em seus aspectos ambientais, sociais e econômicos, analisando os impactos para o município de Maracás. Foram debatidos os locais escolhidos pela empresa para o plantio e as possibilidades de mudança, as técnicas de plantio em relação à conservação ambiental e os empregos a serem gerados em virtude do projeto etc.
A reunião foi finalizada com a equipe técnica do Consórcio propondo a realização de um seminário com técnicos – ambientalistas, edafólogos etc. – e melhor auxiliar no aprofundamento de alguns aspectos.






MAT (Mecanização Agrícola Ltda.)





Nenhum comentário: